sexta-feira, 9 de julho de 2010

ESTÁGIO: REFLEXÕES DA REGÊNCIA



I SEMANA
Com a cabeça fervendo em um turbilhão de sentimentos que oscila entre a vontade de estar a frente de uma classe e a ansiedade e incertezas de vivenciar pela primeira vez a realidade da vida de professor, os primeiros dias de regência foram tranqüilos, no entanto a expectativa da regente e funcionários da escola, o atraso das aulas devido a greve desfavorecendo o processo de aprendizagem das crianças e atrasando também a nossa etapa do estágio-regência me deixou meio ansiosa e preocupada em estar correspondendo as expectativas da escola e também em manter o nível de aprendizagem dos alunos .
No entanto, o bom comportamento e quantidade da turma, a boa receptividade da escola dissipou gradativamente alguns medos em relação à prática docente. Assim, devido a greve e atraso das atividades, encontramos as crianças fazendo ainda o diagnóstico de aprendizagem, o que por vez também me deixou confusa, pois as crianças careciam a todo momento de explicações sobre os conteúdos já visto. Senti-me insegura também, quanto à localização do material didático nos primeiros dias.
A primeira atividade realizada com a turma foi 100% proveitosa. Todas as crianças, mesmo as não alfabetizadas, expuseram espantosamente todo seu conhecimento prévio acerca de cada historinha lida. É relevante também ressaltar o bom comportamento da classe e também o bom desenvolvimento da lecto-escrita, visto que a maioria da turma já é alfabetizada, facilitou e muito o desenvolvimento das atividades. Para os não letrados, recorremos a atividades de iniciação da alfabetização.
No geral, nessa primeira semana, depois dos quatro dias de regência a expectativa para a semana que vem é grande e contraditoriamente preocupante, visto que, a visão das “escolas” em relação aos estagiários é que sempre utilizaremos métodos inovadores ou sanadores das dificuldades de aprendizagem das crianças adquiridas ao longo de sua vida escolar.
Por fim, passada a primeira impressão, o contato estabelecido tanto com os funcionários da escola como com as crianças fora excelente, pois receberam-nos e auxiliara-nos muito bem uma vez que quando novatos ainda não sabemos onde encontrar material e também por ainda não mantermos afinidades.

Um comentário:

Socorro Cabral - socorroleti@hotmail.com disse...

Oi Soelia,

Diferentemente da maioria de seus colegas, você conseguiu estagiar em uma sala tranquila. Entretanto, esse ponto não diminuiu seus dilemas em relação ao primeiro contato com a docência. Senti falta no texto de articulação com alguns teóricos que tratam dessa temática.

Beijocas,