terça-feira, 9 de março de 2010



O ESTÁGIO PARA QUEM NÃO EXERCE A DOCÊNCIA

O texto aborda as variadas vantagens de fazer o Estágio. Sua importância começa com a confrontação entre tudo o que é estudado e o choque com a realidade do sistema de ensino; segundo pela ampla visão do que é educar e ser educador; terceiro pelo contato direto com os processos teóricos - metodológicos do profissional; quarto pelo contato com a experiência dos veteranos na área, sejam elas positivas ou negativas e, por último, por ser uma projeção da carreira que pode ser confirmada ou não.
No estágio, o que não pode acontecer é a falta ou desvio dos objetivos do mesmo, fazendo com que este fique fragmentando e estagnado em palestras, observações desorientadas, práticas descontextualizadas, entre outros. Uma vez que, a partir disso, o aluno deixará de vivenciar a prática-reflexiva para perpassar sua etapa formativa.
No tocante ao estágio, fica evidente que este é o momento e espaço certo para questionar e investigar , visto que mesmo carregando o “nome” da Universidade e/ou Faculdade, sujeito nenhum é detentor absoluto do saber; visto que seu conhecimento nunca dará conta das diversidades de realidades. É preciso criar tanto dentro do campo acadêmico, como escolar um constante movimento de trocas, de aprendizagens, de práticas e especialmente do sentimento de cooperação, onde todos lutam para melhorar a educação.

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