sexta-feira, 12 de março de 2010

O ESTÁGIO PARA QUEM JÁ EXERCE A DOCÊNCIA



O autor nos convida a discutir e refletir a volta dos professores “leigos”, entretanto, experientes à sala de aula das Universidades e afins, com a finalidade de se obter uma complementação de sua formação exigida pela legislação e, também pela importância de se passar pelo Estágio Supervisionado (agora como aluno), que agora pode ser sentido como meio de ressignificação da práxis e identidade profissional.
O estágio é visto como espaço de ação e reflexão da prática docente pelos educadores veteranos, sendo que é um campo de teorias, de formação continua, da ressignificação de seus saberes e da produção de novos conhecimentos. Assim, o estágio torna-se um período de diálogos, lições, investigação, análise, superação de obstáculos e construção de novos caminhos.
Assim, o estágio para quem exerce o magistério é realizado para proporcionar ao professor a possibilidade de se reconhecer como sujeito que além de ensinar conteúdos, também pode refletir a sua prática, aprender com o outro, que por sua vez pode se tornar um agente de mudanças na escola e na sociededade.

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