sábado, 17 de abril de 2010

Reflexões do Estágio: etapa de observação



Para a formação do profissional de educação, a etapa prática do estagio (observação e regência) se faz imprescindível, visto que é o momento de captar a realidade, de perceber a dinâmica estrutural, organizacional e didática da escola, onde a compreensão do cotidiano institucional é a condição básica, o pré-requisito, para qualquer projeto de intervenção. Para tal, a fase de observação, deve ser encarada como um diagnóstico, levantamento de dados, informações e situações, ou até mesmo, a negação ou antecipação da identidade profissional, em que pode vista questões cruciais da carreira docente, como, cenário de trabalho, desigualdades entre as classes socais, relações interpessoais, peculiaridades do ensino público, estrutura física e orgazicional , etc.
Com o intuito de conhecer o cenário educacional público para planejamento de uma possível intervenção, aconteceu no período de 22 a 26 de março na Escola Municipal Franz Gedeon, situada na rua Maria Adélia, s/nº, Jequiezinho/Jequié/BA, a primeira etapa do Estagio Supervisionado 2010, a observação do contexto escolar, que passou pela rotina, estruturação física e organizacional escolar até a prática de sala de aula do professor.
Sabendo que, não se pode construir saberes docentes concretos, sem a junção do conhecimento teórico com o prático, o momento reservado a observação é o encontro/confronto das proposições teórico-metodológica dos estagiários com a realidade da rotina, da ação pedagógica dos professores, do contexto social dos alunos, papel e funções da escola e, especialmente do sentimento de identidade de pertença a este espaço ou não.
Por fim, a observação da escola, nos permitiu conhecer e adentrar a realidade desta, favorecendo a nossa interação com alunos, professores e funcionários da instituição, para que, em breve possamos retornar para realizar um bom trabalho de intervenção.

Um comentário:

Socorro Cabral - socorroleti@hotmail.com disse...

Oi Soélia,

Excelentes reflexões sobre a experiência de pesquisa na escola.